CONHEÇA IGUAPE
Iguape: História, Cultura e Natureza Viva
Fundada no século XVI, Iguape é a 7ª cidade mais antiga do Brasil e se destaca por suas profundas referências históricas e culturais. Trata-se de uma cidade litorânea tranquila, cercada por rios, morros, manguezais e praias, onde convivem comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas, indígenas e caboclas. É também o berço da imigração japonesa no Brasil.


Visitar Iguape é como fazer uma viagem no tempo. Suas ruas preservam a arquitetura de imóveis tombados, testemunhas vivas dos ciclos históricos do ouro, da navegação e do arroz. A cultura local é um patrimônio rico e diversificado, manifestando-se em várias formas de expressão: religiosidade, pesca, agricultura, culinária, artesanato, folclore, música e o modo único de falar do povo caiçara.
Com uma programação cultural extensa ao longo de todo o ano, Iguape promove e valoriza a arte em suas mais variadas formas.
Com 1.978,795 km², é o maior município em área territorial do Estado de São Paulo. Reconhecida como Distrito Turístico, a cidade acumula importantes títulos e reconhecimentos. Seu Centro Histórico foi o primeiro conjunto urbano do estado a ser protegido pelo IPHAN como Paisagem Cultural, inscrito em dois Livros do Tombo: o Histórico e o Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Além disso, possui 67 imóveis tombados pelo CONDEPHAAT.
Iguape faz parte da Região Turística do Lagamar, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A cidade também abriga diversas unidades de conservação, como APA, parques e reservas de grande importância ambiental.
Com toda essa riqueza, Iguape convida você, sua família e amigos a se encantar com suas paisagens, seu povo acolhedor e suas singularidades.
Visite Iguape. Seja bem-vindo!